Alunos da Fábrica Social Itinerante recuperam cadeiras de rodas

0
129
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Projeto-piloto começou por Planaltina, onde, nesta segunda (19), foram entregues equipamentos prontos para uso de pacientes do hospital regional

SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Quinze cadeiras de rodas ou de banho e duas macas foram entregues ao Hospital Regional de Planaltina nesta segunda-feira (19). Recuperados por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante, os equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes da unidade de saúde.

Cadeiras de rodas são recuperadas por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante, os equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes da unidade de saúde.
Cadeiras de rodas são recuperadas por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante. Equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes do Hospital Regional de Planaltina. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O curso é de curta duração, com dez aulas, das quais participam 30 alunos — 20 de comunidades terapêuticas que têm parceria com o governo de Brasília, e os outros dez, da população local e da Fábrica Social.

As aulas ocorrem na própria unidade hospitalar, onde eles aprendem técnicas como as de solda, tapeçaria, regulagem, serralheria, troca de peças e desempeno de rodas.

A ideia é formar multiplicadores, segundo Virgílio Monteiro Neto, subsecretário de Integração de Ações Sociais, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

“Nessas duas semanas, preparamos pessoas para continuar o trabalho, dar manutenção a mais cadeiras. Desse grupo, sairão monitores que estarão aptos a executar o serviço”, explicou Virgílio Neto.

A entrega desta segunda-feira é a primeira de outras que devem ocorrer até a conclusão do curso, prevista para o fim da semana.

O que é a Fábrica Social

Coordenada pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Fábrica Social tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva e difundir a economia solidária por meio da educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A sede fica na Cidade do Automóvel, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Quadra 14, Conjunto 2, Lote 16.