A morte de 14 macacos, em decorrência da febre amarela em Goiás, ligou o sinal de alerta no Estado para possíveis contaminações da doença. Para se proteger, a vacinação é o melhor caminho. Diante desse cenário, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci) e as secretarias municipais de Saúde fizeram uma parceria para levar a campanha de vacinação aos trabalhadores de obras em Goiânia e Região Metropolitana.

Além da vacinação contra a febre amarela, os trabalhadores também serão vacinados com a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, difteria e tétano. Segundo a coordenadora de Ações em Imunização da SES-GO, Allessandra Santana, a parceria com entidades dos setores público e privado é importante para que o Estado alcance as metas de cobertura vacinal, que vêm tendo redução nos últimos anos.

“Em 2020, com a pandemia, vivemos um momento crítico, em que muitas pessoas estão deixando de buscar a vacinação por medo, o que ocasiona uma piora nesta demanda”, destaca a coordenadora.

Outro sinal de alerta neste ano são as mortes de 14 macacos, em decorrência da febre amarela. Segundo Allessandra, isso significa que o vírus está circulando e pode resultar na contaminação daqueles que não se vacinaram. “O Ministério da Saúde estima uma meta de vacinação de 95% de crianças menores de 12 meses contra a febre amarela. Atualmente, alcançamos apenas 63%, um número preocupante”, detalha a coordenadora.

“Além do medo de procurar um posto de vacina durante a pandemia, as fake news, a desinformação e a ação de grupos antivacinas fazem com que as pessoas não busquem esse serviço, o que pode contribuir para a volta de muitas doenças que eram consideradas erradicadas, como a poliomielite”, completa Allessandra.

 

Ação nas obras

Para a assistente social do Seconci Goiás, Joicy Lopes, a ação de vacinação nas obras do Seconci Goiás é uma atividade piloto que teve início nesta semana e deve seguir até sexta-feira, 27, entre 8 e 17 horas, nas obras da FR Incorporadora. Objetivo é dar andamento na ação no início de 2021 com as empresas associadas ao Seconci Goiás. Ao todo, a iniciativa busca atingir aproximadamente 10 mil trabalhadores da construção civil.

“A ação desta semana faz parte de um piloto que tem o objetivo de se estender para as demais obras ao longo de 2021. A iniciativa surgiu após a identificação da morte de primatas não humanos (macacos) em função da febre amarela. Para contribuir com uma sociedade mais segura, fizemos essa parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, que visa vacinar o maior número possível de trabalhadores do setor”, afirma Joicy Lopes.

Na primeira semana do projeto, devem ser vacinados mais de 600 trabalhadores. A SES-GO e as Secretarias Municipais de Saúde também vão disponibilizar equipe de vacinação e todo material. “Os participantes da ação devem apresentar o cartão de vacinação no momento da triagem, para avaliar a necessidade de receber a aplicação de cada vacina.”, relata Joicy.

Participação

As empresas da construção civil que quiserem participar desse trabalho de vacinação no próximo ano devem entrar em contato com o Seconci Goiás, por meio do departamento de Serviço Social. “A vacinação será totalmente gratuita para os trabalhadores das empresas associadas à entidade. Depois da ação piloto, faremos levantamento dos dados das empresas interessadas, como infraestrutura, número de trabalhadores e endereço dos locais onde será feita a vacinação”, detalha Joicy.

Outras recomendações para a vacinação também devem ser seguidas pelos interessados, como atender às condições adequadas para a imunização: sala limpa e com boa iluminação; ambiente refrigerado; lavatório para higienização das mãos com sabonete líquido e papel toalha; mobiliário para triagem e vacinação. “Por conta da pandemia que estamos enfrentando, serão adotadas todas as medidas de segurança contra a Covid-19 também na ação, como distanciamento social, uso de máscaras e pontos de higienização”, reforça Joicy.

Serviço:

Ação de Vacinação nos canteiros de obras

Data: até sexta-feira (27) das 8h às 17 horas

Locais: obras da FR Incorporadora

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Portal Goiás

Deixe uma resposta