Com o propósito de tornar novas tecnologias acessíveis aos agricultores familiares do Estado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) forneceu 3.506 sacas de sementes de milho de alto padrão genético para 527 produtores. A informação foi publicada na edição deste mês do Agro em Dados, boletim divulgado nesta segunda-feira (12), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O boletim destacou que a Emater oferece, desde a década de 1980, orientações e suporte para a aquisição de sementes de milho melhoradas geneticamente. As sementes são comercializadas a preços abaixo do mercado para produtores de baixa renda. Além de impulsionar a produção, a iniciativa efetiva o papel social da Agência de promover o aumento da renda e qualidade de vida dos integrantes da agricultura familiar.

Ainda conforme a publicação, para a safra 2020/2021, a Emater comercializou sementes para 11 das 12 regiões de planejamento do Estado. No total, foram assistidos produtores de 132 municípios. Os agricultores puderam plantar sementes das variedades AL Bandeirante, Emgopa 501 e BRS 4103, materiais com alto potencial produtivo.

Números do agro

O Agro em Dados também traz outros números relativos ao segmento agropecuário de Goiás. De acordo com esta edição, a produção de banana deve alcançar 202,9 mil toneladas na safra 2021, fazendo do Estado o 10º maior produtor nacional. Atualmente, Goiás tem 2,5 mil estabelecimentos produtores de banana, distribuídos em 109 municípios.

A revista é elaborada pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

Agro em Dados Abril/2021

Fonte: Emater – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás